Orgulho e Preconceito - Jane Austen

02:04

Autora:  Jane Austen
Título Original:  Pride and Prejudice
Gênero:  Literatura Estrangeira-Romance
Editora:   Record
Páginas:  392
Ano: 2010
 
Sinopse:

A chegada de um jovem solteiro e rico à vila de Longbourn causa um grande alvoroço na família Bennet, cujas cinco filhas - a bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia - foram criadas com um único propósito na vida: encontrar um bom marido.

Orgulho e Preconceito, livro que a própria autora considerava "seu filho mais querido", foi publicado originalmente em 1813, e atravessou os séculos dotado de uma assombrosa vitalidade. Além de uma das mais comoventes histórias de amor já escritas, é uma brilhante comédia de costumes e um estudo profundo da sociedade de seu tempo. A plena compreensão do mundo feminino e o domínio da forma e da ironia fizeram de Jane Austen uma das mais notáveis e influentes romancistas de sua época.

A obra Orgulho e Preconceito ganhou oito adaptações para a televisão e o cinema, sendo a mais recente estrelada por Keira Knightley e Matthew Macfadyen.

Resenha:

Orgulho e Preconceito é sem dúvidas um dos melhores livros, se não o melhor, que eu já li.
A história passa-se no fim do século XIX, com foco na vida de Elizabeth Bennet (Lizzie) e mostra como ela, a segunda das cinco filhas do Senhor e Senhora Bennet, donos de uma propriedade rural em uma cidade fictícia próxima de Londres, vê e o que pensa sobre as regras da sociedade.


Como casal Bennet não possui filho, só filhas, a propriedade passará para o parente homem mais próximo, um tal senhor Collin. Sendo assim, a mãe de Lizzie só pensa em conseguir casamentos vantajosos para as filhas para que a família não fique em ruínas quando o senhor Bennet falecer.


A chegada do Sr. Bingley, um jovem e rico solteiro, que aluga uma propriedade na região, deixa a Senhora Bennet eufórica. Ele é introduzido na sociedade através de um baile, no qual se encanta por Jane Bennet, a filha mais velha. O melhor amigo do senhor Bingley, o arrogante senhor Darcy e sua irmã, a esnobe Caroline Bingley, que o acompanhavam desaprovam seu interesse pela moça.


O senhor Darcy, com seu jeito reservado e arrogante, desperta a antipatia de Lizzie, que só aumenta ao conhecer o oficial Mr. Wickham que tem ressentimentos do Sr. Darcy.  No entanto, os caminhos de Lizzie e Darcy sempre se cruzam, permitindo que a jovem conheça-o melhor e vários acontecimentos fazem com que ela mude sua opinião sobre ele diversas vezes.


Há várias reviravoltas, que nos prendem do início ao fim. A história é muito bem escrita, e apesar de ser um livro antigo, publicado em 1813, a linguagem não é difícil de se entender, com exceção de uns termos. Mesmo assim, para leitores iniciantes, a leitura pode ser um pouco lenta, mas sem dúvidas vale a pena. 

You Might Also Like

0 comentários

Postagem em destaque

Pinterest

Instagram